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 João Batista: o profeta incorrupto
O Advento avança com sua proposta de conversão e seus protagonistas.  Um deles é o precursor, o profeta ?maior do que todos os filhos de mulher?.  Neste tempo litúrgico, especialmente, sua figura se levanta como aquele que denuncia a corrupção em todos os níveis em que esta existe, mantendo-se inatingível por este verme que corrói a dignidade e a vida justa, levando à idolatria que adora falsas divindades e não o Deus verdadeiro. 

Em tempos de tamanha corrupção, faz-nos bem olhar para aqueles que a denunciam. E João Batista é um deles.  Do deserto já se ouvia sua voz clamando por conversão e mudança de vida.  Seu olhar de profeta via a corrupção acontecendo e ele sabia que a vida que é Deus mesmo se encontrava ameaçada. 

Corrupção vem do latim corrumpere, ?destruir, estragar?. Em português, o substantivo feminino  corrupção  deriva do latim  corrupt?o,  com o sentido de "deterioração", processo ou efeito de corromper". E este substantivo pode significar:a) deterioração, decomposição física, orgânica de algo ou putrefação; ou ainda b) modificação, adulteração das características originais de algo.

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Desde tempos imemoriais, a corrupção está presente como possibilidade maléfica para o agir e o comportamento humanos.  Em sua ambiguidade, o ser humano, homem ou mulher, ?deseja o bem, mas não o pratica; e não deseja o mal, mas o pratica?.  Assim já dizia Paulo de Tarso na Carta aos Romanos 7, 19.  Ser humano é ser dividido, é ser campo disputado, é ter inclinações em mais de uma direção e, portanto, dever exercitar a liberdade a cada minuto e a cada passo. 

Por sua vez, idolatria encontra sua raiz em ídolo, do grego ?eidolon?, que significa aspecto, imagem mental, fantasma, aparição, assim como também imagem material, estátua.  E ainda de ?eidos?, que é forma.  Ambos os termos se juntam a ?latreia?, serviço, adoração e aí temos a palavra idolatria: o culto e o serviço prestados a algo que é falso.

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O ídolo é, então, uma representação da divindade, a qual se faz objeto de culto, usurpando essa imagem o lugar de Deus e recebendo em vez d´Ele a adoração ou o culto.

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Para a Bíblia, o principal problema na idolatria é a traição. Não se trata de um erro metafísico, uma questão de ontologia, mas de ética. A questão chave não é o que as pessoas acreditam, mas como elas se comportam. A idolatria é principalmente uma forma de vida, não uma visão metafísica de mundo. Por esta razão, as principais metáforas bíblicas da idolatria são o adultério e a deslealdade sob todas as suas formas, inclusive a política.

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Na Bíblia hebraica, a corrupção se torna próxima à idolatria porque, em qualquer de seus níveis, seja ele moral ou político, é sempre uma traição à verdade.  Ou seja, trata-se de pautar o comportamento, as atitudes, a ética sobre bases que não são verdadeiras.  Adora-se o não verdadeiro.  E essa não verdade corrompe a atitude da adoração que se presta e transborda em frutos envenenados de corrupção os mais diversos, sendo o pior deles a justificação de comportamentos daninhos aos mais vulneráveis e a exploração dos pequenos e pobres. 

Alguns profetas em Israel denunciaram esse estado de coisas.

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Por causa disso, foram perseguidos e mortos. Assim foi com João Batista, o profeta de palavras de fogo que chamava à conversão o povo infiel e reconheceu em Jesus que com ele andava alguém maior diante de quem era importante retirar-se.  ?É preciso que Ele cresça e eu diminua?. 

O mesmo João Batista, mais tarde, quando Jesus já pregava o Reino de Deus pelas cidades e aldeias, denunciará a corrupção do rei Herodes, que tomara para si a mulher de seu irmão.  ?Não te é lícito tê-la por mulher?, clamou João diante do rei.

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E foi preso.  Ganhou por isso o ódio de Herodíades, mulher de Herodes, que terminou conseguindo que sua jovem e sedutora filha Salomé pedisse a cabeça do profeta em uma bandeja de prata. 

Herodes ? covarde como em geral o são os corruptos de todos os perfis ? havia lhe prometido tudo que quisesse após a dança com que o encantara.  Tudo, mesmo que fosse mais do que a metade de seu reino.  Teve que conceder à ambiciosa jovem a vida do homem cuja cabeça valia mais do que a metade de um reino. 

Hoje a corrupção idolátrica maior não visa tanto a luxúria como a cobiça e o enriquecimento ilícito. A sociedade em que vivemos é corrupta.  E, portanto, idólatra.

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Deforma constantemente seu rosto e seu perfil vivendo na mentira, na clandestinidade e na espoliação descarada e iníqua dos mais pobres e vulneráveis.

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Acumula riquezas incalculáveis às custas da exploração daqueles que mal têm o que comer e que trabalham de sol a sol para ganhar um salário inferior a suas necessidades.

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Sendo corrupta, é igualmente idólatra.  Ama com verdadeira adoração as coisas materiais e as erige em ídolos que passam à frente dos verdadeiros valores.

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Transforma o mercado, o lucro, a riqueza em deus e vive da e na crença nesse Deus.  

Já o Papa Francisco afirma a aproximação entre corrupção e idolatria:   ?A corrupção sempre encontra o modo para se justificar, apresentando-se como a condição ?normal?, a solução de quem é ?esperto?, o caminho para atingir os seus objetivos.

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Tem uma natureza contagiosa e parasitária, porque não se nutre do que de bom produz, mas do que subtrai e rouba.

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É uma raiz venenosa que altera a sã concorrência e afasta os investimentos. Enfim, a corrupção é um ?habitus? construído sobre a idolatria do dinheiro e da mercantilização da dignidade humana…

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Que neste Advento a figura luminosa e incorruptível de João Batista nos abra os caminhos da justiça e da fidelidade, a fim de podermos construir um mundo e muito concretamente um Brasil menos deteriorado e putrefato para legar a nossos filhos e netos.

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* Professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio e autora de 'Testemunho: profecia, política e sabedoria', Editora PUC-Rio e 'Reflexão Editorial'



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Con información de: Jornal do Brasil

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