BRASIL: Por que Fidel Castro, sendo comunista, usava Adidas?
OGlobo / RIO - Esta é uma imagem que se tornou habitual: Fidel Castro e seu inseparável casaco Adidas. Por uma década, as roupas da marca multinacional alemã se tornaram uniforme do pai da Revolução Cubana.

E, embora nas redes sociais critiquem Fidel Castro por seu gosto capitalista, sendo que ele próprio durante anos lutou contra o "imperialismo ianque", o certo é que início da marca Adidas está mais associado com a ideologia nazista do que com o capitalismo americano .

Seu fundador, Adolf "Adi" Dassler foi membro do partido nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Adidas passou a ser fornecedora das forças armadas unificadas da Alemanha de Hitler.

A primeira foto de Fidel Castro vestindo um produto da Adidas data de 2000. A imagem mostra o então presidente cubano com o seu típico uniforme verde militar e tênis da marca alemã durante uma marcha anti-imperialista em Havana. Um ano mais tarde, um outro retrato de Fidel Castro em um discurso do Dia do Trabalho mostra o presidente usando outros tênis da marca alemã.

As três listras pretas ou brancas estavam começando a ser reconhecidas em Cuba. Mesmo em um jogo de beisebol em 2002, que contou com a presença do presidente Jimmy Carter, pode ser visto o presidente Fidel Castro usando um dos famosos casacos Adidas, ele usava há anos.

Publicidade

Quatro anos depois, o presidente Castro anunciou que iria deixar o cargo temporariamente para submeter-se a uma operação. Desde aquele ano, as aparições públicas de Fidel, embora escasas, tinham algo em comum: ele mudou seu rigoroso uniforme militar por um outro uniforme, um pouco mais alegre. Ele foi visto usando marcas como Reebok, Nike e Fila. Mas a Adidas foi a que prevaleceu na maior parte das fotos das agências internacionais e das divulgadas pelo governo cubano.

Mas o que levou Fidel Castro a popularizar a marca na ilha? A verdade é que a Adidas foi a patrocinadora do Comitê Olímpico de Cuba até 2012 e fornecia material esportivo para a equipe olímpica.

— Embora Fidel Castro tenha se tornado o melhor representante da Adidas em Cuba, a empresa nunca teve um contrato com o líder cubano — disse a diretora sênior de comunicações corporativas da Adidas.

tyntVariables = {"ap":"Leia mais sobre esse assunto em ", "as": "© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização."}; BRASIL: Por que Fidel Castro, sendo comunista, usava Adidas?

Con Información de OGlobo

www.entornointeligente.com

Síguenos en Twitter @entornoi

También te puede interesar